• Programa Primeiro Emprego

Histórico da Ceasa

Com o crescimento dos centros urbanos do país, o processo de distribuição de produtos hortifrutigranjeiros tornou-se mais complexo e oneroso, o que aliado à precariedade dos mercados tradicionais, suscitou a necessidade de aperfeiçoamento das estruturas de comercialização desses produtos, possibilitando maior disciplina e organização do setor.

O Programa Estratégico de Desenvolvimento (1970) e o I Plano de Desenvolvimento (1972/74) estabeleceram como prioridade a construção de Centrais de Abastecimento nas principais concentrações urbanas do país.

A partir desta decisão do Governo Federal, passaram a ser implantadas Centrais de Abastecimentos – CEASA’S, destinadas à comercialização de produtos hortifrutigranjeiros (hortaliças, frutas e ovos), pescados e outros perecíveis, em todas as capitais brasileiras e nas principais cidades de cada Estado, constituindo o Sistema Nacional de Centrais de Abastecimento - SINAC, cuja gestão ficou por conta da COBAL - Companhia Brasileira de Alimentos – atualmente CONAB.

A Central de Abastecimento da Bahia – CEASA/BA, localizada no Km 5,5 da rodovia CIA-Aeroporto, foi fundada em março de 1973, com a finalidade de racionalizar e otimizar os processos de comercialização e abastecimento de produtos alimentícios, disponibilizando infra-estrutura, gerenciamento, apoio logístico e serviços complementares, priorizando a regularidade da oferta, o fluxo de informações no segmento da produção e o fortalecimento do livre comércio/regulação de mercado. Em janeiro de 2016 foi incorporada à SUDIC - Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial, autarquia ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). .
Recomendar esta página via e-mail:
  • Consulta Preços Ceasa