Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial
04 fevereiro 2014

Ford aposta no novo Ka sedan de Camaçari

Se a Bahia já deu, na voz de Gil, régua e compasso, os engenheiros e projetistas do complexo Ford de Camaçari estão usando direitinho essas ferramentas e outras mais que, por certo, a tecnologia de hoje oferece. E foi com esse jeitinho e sotaque baiano que a Ford desenvolveu sua nova aposta para o mercado de olho no segmento dos compactos: o Ford Ka Concept 4-portas é a visão da Frod de um carro global compacto totalmente novo, oferecendo tecnologia e design inteligentes no Brasil e em outros mercados de grandes volumes, especialmente com foco na América Latina.

A configuração de design quatro portas faz desse modelo uma opção ideal para atender às necessidades do competitivo segmento de compactos no Brasil – e vai superar as expectativas dos consumidores com atributos inovadores. O Ford Ka Concept 4-portas traz uma nova tendência de design para a categoria e vai oferecer mais qualidade do que os consumidores sempre tiveram neste segmento, junto com excelente economia de combustível e valor agregado.

Desenvolvido no Centro de Engenharia e Design de Camaçari, o novo compacto foi exibido simultaneamente ontem no Brasil e na India onde se chama Figo Concept visa atender as preferências dos consumidores de cada mercado dento de um projeto global. E foi com esse propósito que a Ford revelou ontem a sua visão global de um carro compacto de quatro portas totalmente novo que vai oferecer tecnologia inteligente e design Premium para o Brasil e outros mercados emergentes.

O Ka Concept 4-Portas é uma opção ideal para superar as expectativas dos consumidores nesse competitivo segmento de veículos. Com a revelação global do Ford Ka Concept 4-portas, a Ford estabelece um novo padrão de qualidade e acabamento para os carros compactos. O conceito do modelo ontem apresentado e que entra em linha de produção no meio do ano. Traz uma nova tendência de design, mostrando liderança da Ford também nesta área.

Motor genuinamente produzido na Bahia

As linhas do novo Ka são muito atraentes. O pessoal de engenharia de Camaçari caprichou, mas há um motivo a mais de orgulho para os baianos: entre as versões a serem oferecidas do novo produto, uma deve vir equipada com o novo motor de três cilindros, totalmente desenvolvidos na Bahia e que já sinaliza para um passo além do futuro. Um sonho que está bem próximo de se realizar e se torna real logo após o Carnaval, como previu o gerente de imprensa da Ford, Célio Galvão, aliás, o mais completo profissional no segmento no Brasil.

O segmento de carros compactos representa 60% da indústria no Brasil e também é o que reúne o maior número de competidores. Os compactos de quatro portas, considerados isoladamente, representam 20% de todo o mercado. A categoria também vem crescendo em outras regiões do mundo. Na Ásia-Pacífico, por exemplo, os veículos compactos deverão responder por um terço das vendas da Ford até meados da década.

“Os consumidores querem cada vez mais dos seus carros, mesmo quando se trata da primeira compra ou de carros compactos”, explica Steven Armstrong, presidente da Ford América do Sul. “Eles exigem economia de combustível, baixo custo de propriedade, interior espaçoso. O Ka Concept 4-Portas oferece isso e muito mais, com design moderno, segurança e recursos inteligentes que ajudam a transformar a experiência de dirigir num importante segmento de mercado. O novo Ka Concept 4-Portas é um novo padrão de carros compactos e vai surpreender oferecendo um refinamento Premium e atributos só encontrados em veículos de segmento superior”, destaca Steven Armstrong.

Com a revelação global do Ka Concept 4-Portas, a Ford quer estabelecer novos padrões de qualidade e manufatura no segmento B e exceder as expectativas dos consumidores do Brasil e de outros grandes mercados mundiais. Uma das chaves para isso é o design Premium, que segue o novo padrão global da marca. A Ford mostra que a opção por um carro sedã compacto não significa comprometer o design ou soluções inteligentes.

“O Ka Concept 4-Portas traz a nossa visão de uma abordagem refinada e sem concessões na criação de um sedã compacto”, diz João Marcos Ramos, chefe de Design da Ford América do Sul, que liderou a criação do conceito. “É comum ver nesse segmento carros projetados com base em tendências e modismos que ficam rapidamente ultrapassados. Em vez disso, quisemos criar um design refinado, duradouro, limpo e elegante, que também transmite a sensação de precisão, eficiência e sofisticação.”

Um nível de refinamento para o segmento

Tanto esforço para produzir um carro popular. Na Ford é assim. Nada de remendos e improvisos por ser um carro de menor valor agregado. O novo Ford Ka, que chega também na versão compacta de cinco portas, tem tecnologia própria. O objetivo do seu projeto é trazer um novo nível de refinamento para o segmento de sedas compactos, usando elementos encontrados em veículos mais caros.

A grade dianteira trapezoidal é uma das marcas fortes do DNA de design da Ford, assim como o capô de aparência robusta. Os faróis alongados acentuam a esportividade do Ka Concept 4-Portas, com formas parabólicas internas que mostram a atenção dedicada aos detalhes.

Avançado para a traseira, o para-brisa é inclinado ao máximo para compor um perfil ágil e elegante, que transmite modernidade. As linhas curvas e ascendentes criam a sensação de movimento. O porta-malas, espaçoso, é proeminente, com linha elegante em harmonia com o conjunto do veículo.

As formas do Ka Concept 4-Portas são mais do que um exercício de design. Elas foram aperfeiçoadas em centenas de horas de testes em túnel de vento para aprimorar a aerodinâmica, reduzir o ruído de vento e oferecer uma rodagem silenciosa. Os ajustes aerodinâmicos otimizam também a economia de combustível, ajudando a carroceria a cortar o ar suavemente.

Na cabine, o Ka Concept 4-Portas é repleto de porta-objetos inteligentes e abre espaço para os avanços da tecnologia. Uma de suas novidades é o MyFord Dock, uma maneira inédita de usar, guardar e recarregar aparelhos como celular, tocadores de MP3, integrados com o sistema de conectividade do veículo.

Fonte: Jornal Correio


SUDIC

SUDIC - Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial
BR 324, Km 607,6 - Cep: 43780-000 - Simões Filho - Bahia
Telefone: (71) 2102-2511

intranet